quarta-feira, 8 de setembro de 2021
Resultado negativo do PIB frustra expectativas e sinaliza uma desaceleração econômica
O Produto Interno Bruto é um indicador econômico que soma todos os bens e serviços finais produzidos por um país.
Na quinta-feira (02/12) o IBGE divulgou os dados referentes ao PIB do terceiro trimestre de 2021. O resultado de R$2,2 trilhões sinalizou uma leve queda de 0,1% (abaixo das expectativas do mercado que esperavam uma alta de 0,2%) em relação ao trimestre anterior, que também teve uma queda de 0,1%.
Os dados demonstram uma desaceleração da economia brasileira e alertam o mercado para os próximos resultados.
Em relação aos setores, a queda mais notável foi da agropecuária (-8%), seguida pelos investimentos (-0,1%). Em contrapartida, os serviços demonstraram um aumento de (1,1%) em comparação ao trimestre anterior. O resultado da indústria permanceu estável, não demonstrando nenhuma variação.
Por fim, devemos nos proteger de futuras oscilações visto que temos um final de ano com expectativas abaladas. Não muito longe, em 2022 ainda teremos um ano de eleições que historicamente é marcado por fortes volatilidades.
Em vista disso, é preciso entender seu perfil investidor para decidir o que faz sentido para seus objetivos. Desse modo, é interessante em meio às atuais turbulências realizar lucro em uma parcela de seus investimentos visando um caixa de oportunidades para alocações futuras.
Se quiser entender melhor como se proteger das crises, basta clicar em falar com o autor que logo te retornarei!
Bruno Coelho
Rua Ernesto Nazaré, 31, Alto de Pinheiros São Paulo - SP, 05459-010
contato@mundoinvest.com.br