sexta-feira, 27 de agosto de 2021
Após a retirada das tropas americanas do país, o grupo islâmico Talibã tomou o controle da capital Cabul e assumiu o controle governamental do Afeganistão.
As tensões globais aumentaram devido ao temor de uma nova onda de ataques terroristas no Oriente Médio, como também de um agravamento entre as disputas entre Estados Unidos e China pelos mercados mundiais.
Joe Biden, presidente dos EUA, foi fortemente criticado e acusado de negligência pela falta de planejamento estratégico por aliados e adversários.
A China, por sua vez, não exitou em declarar que deseja manter “relações amigáveis” com o grupo extremista. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, reforçou que “respeita o direito do povo afegão de determinar o futuro do país de maneira independente”.
Os mercados americanos seguem em uma série de baixas ao longo da semana, tendo em vista a pressão de um possível acordo econômico entre Afeganistão e China. Atualmente, o país afegão conta com mais de R$ 5,4 trilhões de minerais em seu território que seriam de extrema importância ao setor produtivo de qualquer país.
Por outro lado, a Rússia também iniciou um processo de re-aproximação com o Afeganistão. Historicamente, a já extinta União Soviética ocupou militarmente o país afegão entre os anos de 1979-1989. Coincidentemente, em 1990 o Talibã assumiu o controle de Cabul, expulsando as tropas soviéticas.
Mesmo com um passado conturbado, a estratégia russa consolidou-se através de apoio diplomático e financeiro ao grupo extremista, principalmente após a ocupação dos Estados Unidos de 2001 no território do Afeganistão. Desse modo, vemos a competição internacional pelo país tomando rumos que indicam uma nova tensão geopolítica.
Ss crises fazem parte dos ciclos econômicos. Cabe a nós sabermos proteger-nos como também aproveitar boas oportunidades em meio ao caos. Com uma carteira diversificada e exposta a ativos com pouca correlação você pode potencializar seus resultados.
Nós, do MundoInvest, conseguimos um bate papo exclusivo com o repórter e analista internacional Lourival Sant'Anna, onde ele conta no detalhe os principais pontos do conflito e como isso pode impactar na economia mundial. Como entrevistador, Victor Mouadeb, em conjunto com Lourival, comenta como podemos proteger a nossa carteira de investimento em cenários como esse!
Quer ver o bate papo na íntegra? é só clicar AQUI que você será direcionado para o youtube!
Até a próxima!
Um abraço
Thomas
Rua Ernesto Nazaré, 31, Alto de Pinheiros São Paulo - SP, 05459-010
contato@mundoinvest.com.br